Igreja de São José


É o monumento mais antigo da cidade, sua construção data do século XVIII. Foi inaugurada no dia 6 de março de 1671 com a presença de dom Frei Miguel de Bulhões, Membro da Companhia de Jesus, ordem religiosa que iniciou a catequese na Amazônia.
 
Devido a grande religiosidade do povo amapaense, não se concebe Macapá sem a sua tradicional Igreja de São José, campo de ação catequética
do missionário padre Júlio Maria Lombaerd entre 1913 e 1923, a princípio com coadjutor, depois como vigário definitivo.

Seu interior é todo pintado de branco, o estilo arquitetônico é o inaciano. A igreja leva o nome do santo padroeiro da cidade, nela realiza-se a maior festa religiosa, em 19 marco dia de São José, com missas, ladainhas e outros rituais católicos. Em volta da igreja monta-se barracas para o arraial com leilões e venda de doces.
 O atrativo não consta na programação das agencias de viagens, sendo visitado freqüentemente pela população do município nos dias de celebração de missas.



Festa de São José de Macapá
            Festa em homenagem alusivas ao padroeiro da cidade de Macapá. Teve sua construção da igreja de São José de Macapá e se popularizou no inicio do século XX. Consta de arraial, ladainhas, novenário e uma procissão por toda a cidade. A tradicional procissão de São José que pela beleza e simplicidade da fé, já se constitui em atração turística local. É comemorada no dia 19 de marco, data da fundação da Fortaleza de São José de Macapá e dia consagrado ao santo.